sexta-feira, 20 de junho de 2008

RIO GANHA 1ª ESCOLA DE SAMBA PARA PÚBLICO GLS – POR CLÁUDIA LOUREIRO

Segundo o idealizador, idéia é homenagear os grandes artistas do carnaval. O Projeto é para o público GLS, mas todos poderão desfilar.
Os preparativos para o carnaval de 2009 mal começaram, mas já tem novidade no ar. Gays, lésbicas e simpatizantes (GLS) vão ganhar a primeira escola de samba voltada especialmente para esse público. Com o nome de Grêmio Recreativo Escola de Samba Arco-Íris de Amor, a idéia, segundo seu idealizador e fundador, é homenagear os “grandes artistas” do carnaval. “Esse é um projeto que tenho há 3 ou 4 anos. Essas pessoas são as que fazem as roupas mais bonitas, mais caras e têm um carinho enorme pelo carnaval. Acho mais do que justo essa homenagem”, diz o intérprete Rhichahs, que tem 30 anos de Avenida e puxa o samba na União de Jacarepaguá, escola do Grupo de Acesso B. O sambista diz que não pensou em criar um bloco de rua porque não queria que a homenagem fosse passageira. "Sempre digo que isso não é um bloco de piranha.
É uma escola de samba, um projeto sério."
Grupo Especial na mira
O projeto vai ser levado oficialmente ao conhecimento da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio na próxima semana. “Já recebemos a documentação jurídica de autorização da escola e vamos desfilar pelo grupo que a Associação indicar. Vamos pegar todo o regulamento e segui-lo. Queremos fazer tudo direito para não sermos penalizados, e um dia chegar ao Grupo Especial com muita humildade e trabalho”, antecipa Rhichahs. O anúncio sobre a criação da escola foi feito num site e parece que já agradou à população. “Recebi e-mails e telefonemas de pessoas me parabenizando. Todos dizem que a homenagem é justa.” Para que não fique nenhuma dúvida, o intérprete esclarece que a nova escola de samba é aberta a todo público. “A homenagem é para o público GLS, mas todos podem desfilar.” Segundo Rhichahs, os ensaios acontecerão na quadra da escola de Jacarepaguá, na Zona Oeste, que já cedeu o espaço. Por enquanto, ninguém foi sondado para sair como destaque da Arco-Íris do Amor. “Vou ter uma reunião com a diretoria e vamos marcar um coquetel de lançamento da escola. Mas a idéia é seguir o modelo das outras escolas, com rainha de bateria, ala das baianas e porta-bandeira e mestre-sala.”

Nenhum comentário: